QUEM SOU



Foto_Castan_Terno.jpg


Tenho 57 anos, casado com Ana Maria e pai de Eduardo, Felipe, Gaby e vovô da Beatriz. 

Por 33 anos trabalhei como Engenheiro Mecânico ocupando cargos de chefia, gerência, diretoria e proprietário de indústria.  Conheci e me relacionei com muita gente; pessoas que foram importantes para minha formação. Tive a felicidade, e quase sempre a trabalho, de viajar por todo o Brasil e por 15 países. Participei de Lions, Rotary e Maçonaria. Ministrei inúmeras palestras. Estas experiências trouxeram uma bagagem muito ampla.

Sempre tive o desejo de entender como as coisa funcionam, e em parte, isto explica porque me tornei engenheiro, e  em boa medida também explica porque em 1987 iniciei o curso de Psicologia; queria entender como funciona a mente humana. Em 2010 não mais satisfeito com as realizações do mundo corporativo, não conseguindo mais encontrar sentido para o que fazia e desejando dar nova orientação em minha vida, coloquei em prática o antigo desejo: finalizei minha formação como Psicanalista e me especializei em psicoterapia.


Hoje atuo exclusivamente como psicanalista e psicoterapeuta.


Integro também a equipe do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC Sorocaba, sou  responsável pelas aulas de Psicanálise para alunos do Internato de Psiquiatria do 5° ano, bem como pela instrução, preparação e supervisão dos médicos residentes de psiquiatria na área de Psicanálise. 

Sou também professor didata de Psicanálise e Neuropsicanálise em diversos cursos de formação de psicanalistas.



Ministro palestras com temas variados:


  • Para que serve a felicidade?
  • A vida que vale a pena ser vivida.
  • Estresse: Via Rápida para Adoecer... e Morrer!;
  • A origem das emoções
  • Psicanálise: Ontem, Hoje e ...?;
  • O Ser Bio/Psico/Social

Escrevo quinzenalmente no Jornal Cruzeiro do Sul crônicas tratando do cotiano, e participo do Programa "Mente Aberta - O Papo é Psiquê" na Rádio Cruzeiro FM.

Fui o idealizador e colaborador para a "Semana de Prevenção e Cuidados em Depressão" da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Sorocaba.

As empresas costumam ter "missão, visão e valores". Parece-me interessante deixar consignado algo parecido, pois este é o meu mais alto objetivo:


"Cuidar. Contribuir para aliviar, reduzir ou extinguir a dor e sofrimento psíquico e mental. Propiciar o autoconhecimento e adaptação das pessoas, em busca do bem estar e do encontro com a vida que valha a pena ser vivida"